CÂMARA DE CATANDUVA TEM PRIMEIRA MULHER NEGRA OCUPANDO A MESA DIRETORA
Em 2020 foram eleitas 6,3% de mulheres negras no país
A Câmara Municipal de Catanduva realizou a eleição da Mesa Diretora para o Biênio de 2023 e 2024 neste último dia 13 de dezembro e elegeu a primeira mulher negra para ocupar uma cadeira na Mesa.
As eleições municipais de 2020 no Brasil apresentaram um diferencial em relação aos pleitos anteriores. Os dados do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) apontaram uma ampliação, mesmo que ainda tímida, da eleição de negros e negras nas disputas municipais, tanto para o Executivo quanto para o Legislativo. Em 2020 foram eleitas 6,3% de mulheres negras no país.
Na Câmara de Catanduva, em 2020 foram eleitas 2 mulheres e pela primeira vez, uma mulher negra. Taise Braz, do Partido dos Trabalhadores, que foi eleita com 998 votos.
Taise Aparecida Braz é ativista social, membro fundadora do Movimento Negro de Catanduva, graduada em Administração de Empresas. Pós-graduada em Recursos Humanos, com experiência nas áreas de Gestão de Pessoas e estudante de Pedagogia.
Atualmente, Taise faz parte de 3 comissões na Câmara, sendo presidenta da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social, presidenta da Comissão de Defesa do Consumidor e relatora da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania.
Em 2 anos de mandato, Taise foi autora de 189 requerimentos, 144 indicações, 71 moções, 21 projetos de lei, 2 projetos de lei complementares e 2 projetos de decretos legislativos, somando um total de 429 proposituras.
Lutando sempre pelas pautas mais importantes, em defesa da mulher, contra o racismo e contra qualquer tipo de preconceito, Taise mostra que “estar ocupando a cadeira de vereadora nesta Casa de Leis, nesta Casa do Povo, traz mais força para lutar pelas causas mais importante e pela população catanduvense”.
Comunicação Social - 15/12/2022