Ações do documento

Crippa intervém e prefeitura atualiza salários de agentes de saúde

Outra conquista celebrada pelo presidente da Câmara é que a majoração dos ganhos dos profissionais será paga de forma retroativa a junho, quando foi aprovada a lei

O vereador Marcos Crippa (PTB), presidente da Câmara de Catanduva, decidiu intervir junto à prefeitura para atender reivindicação dos agentes comunitários de saúde. Profissionais da categoria aguardam desde o mês de junho para que o Poder Executivo local atualize o valor de seus vencimentos conforme piso salarial nacional fixado pelo Governo Federal.

Com a ação de Crippa, o projeto foi rapidamente encaminhado à Casa de Leis pelo prefeito Geraldo Vinholi. O parlamentar ainda solicitou votação em regime de urgência, em primeira e segunda discussões, já na sessão legislativa desta terça-feira (2). Se aprovado, o piso salarial dos servidores será fixado em R$ 1.014, em conformidade com a lei nacional.

“Fui procurado por alguns agentes de saúde e decidi intervir para lutar por esse direito da categoria. Felizmente fomos atendidos de forma rápida pelo prefeito Vinholi”, comemora.

Segundo argumenta o prefeito Geraldo Vinholi, na exposição de motivos do projeto, o município não pode mais fixar os vencimentos dos agentes comunitários, como feito desde a contratação dos profissionais de saúde, em junho de 2009. “Devendo, obrigatoriamente, promover o pagamento do piso salarial profissional nacional fixado pelo Governo Federal”. 

Outra conquista celebrada por Marcos Crippa é que a majoração dos ganhos dos agentes comunitários será paga de forma retroativa a junho de 2014, quando foi aprovada a lei federal nº 12.994/14 – essa era, inclusive, uma grande preocupação dos profissionais. 

Guilherme Gandini

Assessor de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva

(Postado em 02.12.14 por  Izabela Cremonini

Coordenadora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva)