Daniel Palmeira cobra limpeza e manutenção do Córrego Fundo
Segundo o presidente da Câmara, até móveis já foram encontrados no leito do rio
O presidente da Câmara de Catanduva, vereador Daniel Palmeira (PDT), visitou diversos pontos da cidade, ouvindo a população e buscando soluções para os bairros.
Um problema que tem tirado o sono dos munícipes é a falta de limpeza dos rios e córregos que cortam o município.
“Para se ter uma ideia, somente no trecho urbano há oito pequenos cursos de água, além do Rio São Domingos. Com a despoluição destes mananciais, o risco de termos neles potenciais criadouros do Aedes aegypti e demais insetos indesejáveis ficou ainda maior”, explica o parlamentar.
De acordo com a assessoria de Palmeira, por mês, são recebidas em média 20 reclamações ligadas diretamente à falta de manutenção dos córregos. São pedidos de capinagem, dragagem e a retirada de lixo e animais mortos causadores de mau cheiro.
O caso mais grave é o do Córrego Fundo, que atravessa boa parte da zona norte da cidade. Em seu trecho canalizado é visível a sujeira causada por pessoas que jogam de tudo um pouco, até móveis já foram encontrados no leito do rio.
Onde termina a canalização há mato alto e assoreamento, que facilitam a proliferação de mosquitos e dificultam o escoamento de água em dias de chuva forte.
“Estamos começando o período chuvoso e segundo os meteorologistas, este ano teremos mais chuva do que em 2014, daí nossa preocupação em que haja uma rigorosa manutenção e fiscalização dos rios e córregos de nossa cidade, para evitarmos enchentes e infestação de animais peçonhentos e asquerosos, que tantos males causam à população”.
O presidente da Câmara sugeriu por meio de indicação a criação de um disque denúncia e de uma campanha para conscientizar a população sobre a necessidade de preservar os mananciais.
Florence Manoel
Assessora de Comunicação Social/ Câmara Municipal de Catanduva
(postado dia 20.01.2016 por Izabela Cremonini
Coordenadora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva