Daniel Palmeira pede a criação da agência municipal de fomento à pesquisa
Para o parlamentar, Catanduva tem um grande potencial educacional
O vereador e presidente da Câmara de Catanduva, Daniel Palmeira (PDT) atento a novas demandas da sociedade brasileira, protocolou nesta semana uma indicação sugerindo a criação de uma agência fomentadora de pesquisas.
Este tipo de instituição é responsável por desenvolver pesquisas das mais diversas áreas do conhecimento, de acordo com a vocação regional da localidade onde ela está inserida, trabalhando em conjunto com as faculdades, escolas e institutos de ensino.
Essas autarquias também possuem a prerrogativa de elaborar provas e atividades de concursos públicos, o que além de ser uma forma de economizar com a realização de certames, gera empregos e aumenta a arrecadação para o município.
Um exemplo de agência fomentadora é a FAPERP – Fundação de Apoio à Pesquisa de Rio Preto, esta instituição da cidade vizinha tem possibilitado o avanço em diversos segmentos do saber humano, principalmente nas áreas de saúde e educação. A referida instituição é a atual organizadora das provas para a contratação de professores da Secretaria Municipal de Educação de Catanduva.
“A nossa cidade tem um grande potencial educacional, temos duas instituições públicas altamente renomadas, a Fatec e o IFSP, além das faculdades particulares, que já há muitas décadas prestam bons serviços ao nosso município e toda a região. Temos a infraestrutura necessária para colocarmos Catanduva no mapa da pesquisa científica nacional, o que nos falta são investimentos para tornar este projeto uma realidade. Esperamos que a municipalidade se sensibilize e busque parcerias para implantarmos esta agência, que sem dúvida será um divisor de águas para a cidade”, comentou.
Florence Manoel
Assessora de Comunicação Social/ Câmara Municipal de Catanduva
(postado dia 09.10.2015 por Izabela Cremonini
Coordenadora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva)