Emoção marca cerimônia de entrega do título de cidadã a Maria Helena Schettini
Evento, que lotou o plenário da Câmara Municipal, foi realizado na noite da última quinta-feira (16)
Na noite de quinta-feira (16), a Câmara Municipal de Catanduva realizou sessão solene para a entrega do título de cidadã catanduvense à educadora Maria Helena Schettini. O decreto legislativo que concede a honraria a “Tia Maria Lena”, como ela é carinhosamente chamada por seus alunos e amigos, é de autoria do vereador Maurício Gouvea (PSDB).
Por décadas, a homenageada atuou como professora de modalidades esportivas no Centro Social Urbano (CSU), na Vila Sotto, em Catanduva, trabalhando com crianças e adolescentes de famílias vulneráveis.
Foram esses alunos, assim como amigos e familiares, que lotaram as galerias do plenário da Câmara para assistir à cerimônia. O professor Walter Schettini foi um desses convidados que prestigiaram o evento. Irmão de Maria Helena, ele foi vereador em Catanduva por 24 anos seguidos, além de ter presidido a Câmara Municipal por duas ocasiões.
A homenagem a Maria Helena, que é palmeirense fanática, também contou com a presença de diversos torcedores de seu clube do coração. A cerimônia foi conduzida pelo presidente Marquinhos Ferreira (PT) e contou com as participações dos vereadores: Dr. Luis Pereira (PSDB), Alan Automóveis (PP), Taise Braz (PT), Cesar Patrick (republicanos), Gordo do Restaurante (PSDB), Ivânia Soldati (Republicanos), Ivan Bernardi (PRTB), Bellê (Cidadania) e Nelson Tozo (PDT).
O vice-prefeito de Catanduva, Cláudio Romagnolli, compareceu ao evento representando o prefeito Osvaldo de Oliveira Rosa, enquanto o ex-vereador Onofre Baraldi participou em nome da deputada estadual Beth Sahão (PT). Também compôs a mesa de autoridades o comandante interino da Guarda Civil Municipal, Jeferson Rodrigues.
A homenagem contou com vídeo mostrando uma retrospectiva da trajetória de Da. Maria Helena, além de depoimentos de ex-alunos, colegas e amigos, muitos dos quais estiveram presentes à cerimônia.
“Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. Deus me proporcionou a alegria de fazer esta homenagem à Tia Lena. ‘Catanduvense gema’ ela já é. Mas agora passou a ser oficialmente. Fico muito contente por viver este momento”, afirmou Maurício, em entrevista concedida depois da sessão solene.
Após o encerramento, Maria Helena ainda encontrou ânimo para distribuir abraços e posar para fotos com diversos convidados. “Meu sonho é que as autoridades olhem mais para os necessitados e cuidem das pessoas que não têm condições”, disse a homenageada.
Nascida em Palmares Paulista, Maria Helena Schettini é formada em educação física pelo Centro Universitário Padre Albino (Unifipa) e trabalhou por vários anos como educadora no CSU.