Ações do documento

Fiscalização do uso de cerol em pipas pode evitar acidentes graves, diz Carlos Alexandre Gordo

Segundo dados colhidos pela Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) no Brasil, ao ano, são mais de 100 acidentes sendo que 50% causam ferimentos graves (cicatrizes e mutilações) e 25% fatais.

Fiscalização do uso de cerol em pipas pode evitar acidentes graves, diz Carlos Alexandre Gordo

Foto: Arquivo

O vereador Carlos Alexandre Gordo (PSDB) está solicitando ao prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB), estudos que viabilizem a Guarda Civil Municipal (GCM) a intensificar a fiscalização de pipas com cerol.

Em sua propositura, Gordo sugere que a fiscalização seja feita nos bairros Alto da Boa Vista, Cidade Jardim, Jardim Alpino e Monte Líbano.

O parlamentar foi procurado por moradores que se sentem apreensivos e amedrontados com o tanto de crianças e jovens soltando pipas com cerol naquela região ocasionando vários acidentes, principalmente com motoboys.

O cerol ou cortante é o nome dado a uma mistura de cola, geralmente de madeira, com vidro moído ou limalha de ferro (pó de ferro), que é aplicado nas linhas que são utilizadas para erguer as pipas.

No Estado de São Paulo há também a Lei 12.192 de 2006 que proíbe o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de pipas. Determina que o não cumprimento da norma acarretará ao infrator o pagamento de multa no valor de 5 UFESPs, e sendo o menor infrator, os pais serão os responsáveis.

A propositura solicitando imediata fiscalização foi encaminhada ao Executivo.

Texto: Comunicação Social