GLEISON BEGALLI APRESENTA SOLUÇÃO AO PODER EXECUTIVO PARA DESCONGELAMENTO DA CONTAGEM DE TEMPO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
Gleison apresentou ao Poder Executivo uma solução para garantir os direitos dos servidores públicos municipais
O Presidente da República sancionou em 27 de maio de 2020 a Lei Complementar nº 173, que estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, onde houve o expresso congelamento do período aquisitivo para concessão de benefícios e vantagens pessoais dos funcionários públicos municipais.
Esse congelamento afetou diretamente na contagem de tempo dos funcionários públicos, do período compreendido entre maio de 2020 a dezembro de 2021, para a percepção de gratificações e vantagens pessoais dos funcionários municipais.
Diante disso, buscando alternativas para assegurar os direitos dos servidores, o Presidente da Câmara, vereador Gleison Begalli (PDT), apresentou ao Poder Executivo uma solução para resguardar os direitos dos servidores públicos municipais.
O parlamentar enviou requerimento endereçado ao Prefeito Municipal Padre Osvaldo, com o anexo da lei nº 14.182/22 da cidade de São José do Rio Preto, onde o prefeito local, Edinho Araújo encontrou uma saída para garantir os direitos dos servidores riopretenses.
A lei viabiliza medidas, observados e resguardados os devidos meios legais, para garantir e assegurar aos funcionários públicos municipais, os direitos ora ameaçados pela Lei Complementar nº 173/2020 (cômputo de tempo para aquisição de vantagens e benefícios), com expressa alteração da redação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Gleison sugere ao prefeito Padre Osvaldo, que tome a lei de Edinho Araujo como parâmetro, para que os funcionários públicos de Catanduva tenham seus direitos mantidos, visto que durante a pandemia, somente a classe da saúde e da segurança pública foram exceções à Lei Complementar da União.
“Sei que as categorias da saúde e da segurança pública trabalharam incansavelmente durante a pandemia e é muito justo eles receberem o que lhe são de direito, mas tivemos outros tantos servidores que também trabalharam durante o período pandêmico e estão sendo prejudicados, por isso, busco essa alternativa para colaborar com toda a categoria dos funcionários municipais, afinal todos são importantes para a municipalidade”, pontua Gleison.
A propositura foi aprovada em sessão e encaminhada ao Executivo para providências.
Comunicação Social - 10/08/2022