Gleison Begalli parabeniza o Instituto Butantan por vacina 100% brasileira
Vacina será produzida integralmente no Brasil e pode mudar a forma de combater a pandemia no mundo
O Brasil vem fazendo a vacinação da população contra a Covid-19 com vacinas importadas. Nos últimos meses, o Instituto Butantan veio desenvolvendo uma vacina 100% brasileira e a mesma já foi aprovada em seus testes pré-clínicos.
Com isso o vereador e presidente da Câmara, Gleison Begalli (PDT) apresentou moção de aplausos ao Instituto Butantan por suas conquistas e avanços com relação ao imunizante contra a Covid-19.
“Venho parabenizar a todos os envolvidos na produção do imunizante, incluído pesquisadores e profissionais responsáveis pela instituição. Salientando também a importância do investimento em ciência e educação em nosso país, institutos de pesquisa e tecnologia”, pontua Gleison.
A vacina ButanVac está aguardando aprovação da Anvisa e a expectativa é que em julho deste ano tenhamos cerca de 40 milhões de doses do imunizante para a vacinação da população.
A ButanVac foi destaque de artigo do jornal americano The New York Times, na edição de 5 de abril. A publicação destacou que a vacina, que será produzida integralmente no Brasil, mudará a forma de combater a pandemia no mundo. O texto traz informações sobre o custo baixo do insumo, que será testado em humanos em breve no país, após aprovação da Anvisa.
Chamada internacionalmente de NDV-HXP-S, a vacina pode ser produzida em grande escala a partir de ovos de galinha – da mesma forma que vacinas contra a gripe. É uma estratégia bem diferente de imunobiológicos como os da Pfizer e Johnson & Johnson, que precisam ser elaborados em fábricas especializadas, ou mesmo da CoronaVac, que, por enquanto, depende da importação de insumos.
Texto: Comunicação Social