Ivânia Soldati acompanha apreensão da Patrulha Ambiental em área urbana do Jardim Alpino
A vereadora Ivânia Soldati, que atua voluntariamente na causa de proteção e defesa dos animais, e a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal de Catanduva fiscalizaram nesta quinta-feira (26 de agosto) uma área urbana do bairro Jardim Alpino, onde, aproximadamente 50 cabeças de animais de grande porte estão alojados e sofrendo maus-tratos.
No período da manhã, após denúncia, a Patrulha Ambiental esteve na rua Mongaguá, onde apreendeu dois potros e dois porcos. Os animais estavam desnutridos. Uma veterinária da Prefeitura de Catanduva esteve com os agentes da Patrulha e solicitou a apreensão para tratamento apropriado.
Na parte da tarde, a vereadora acompanhou os guardas municipais José Rubens e Algacir. Uma nova denúncia apontou para uma vaca desnutrida. A veterinária da prefeitura já havia examinado o animal e também solicitou sua apreensão.
“Não conseguimos levar o animal, pois ele apresenta muito desgaste físico e ficou deitado o tempo todo. Vamos retornar ao local às 8h desta sexta-feira, dia 27”, explicou a vereadora Ivânia Soldati.
Segundo o agente José Rubens, a Patrulha Ambiental irá retornar ao local para averiguar a documentação e laudos veterinários dos animais.
“Também estamos tratando das medidas legais sobre a utilização de uma parte de um terreno da Prefeitura de Catanduva que fica ao lado do alojamento dos animais. O tutor dos animais não pode usar essa área”, falou o guarda municipal. De acordo com ele, cerca de 40 cabeças de gado estão em uma área da rua Mongaguá, sendo um espaço particular que faz divisa com um espaço da prefeitura.
A vereadora Ivânia Soldati comentou o ocorrido. “Atendemos e orientamos os familiares que estiveram no local. Muitos dos animais estão sendo bem tratados, porém não é permitido criar gado e animais de grande porte em área urbana de Catanduva. Já os animais desnutridos não podem continuar nessa situação”, comentou a parlamentar.