Ações do documento

IVÂNIA SOLDATI APRESENTA MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES PELO DESENVOLVIMENTO DO LAUDO DE FAUNA SILVESTRE

A primeira-secretária da Mesa Diretora da Câmara de Catanduva, Ivânia Soldati, fez uma homenagem aos profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura pelo desenvolvimento do Laudo de Fauna Silvestre de Catanduva.

IVÂNIA SOLDATI APRESENTA MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES PELO DESENVOLVIMENTO DO LAUDO DE FAUNA SILVESTRE

Foto: Tamires Estruzani

A vereadora protocolou na Câmara uma Moção de Congratulações aos envolvidos no trabalho, considerado de extrema importância para o setor. A moção foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira, 14 de setembro.

 

Sendo um trabalho inédito em Catanduva, o laudo foi feito em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMA). Os trabalhos do laudo tiverem início em julho, com o diagnóstico dos mamíferos de médio e grande porte nos trechos florestais das áreas rurais do município.

 

O intuito foi identificar os animais silvestres existentes nos fragmentos de vegetação nativa de Catanduva. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Júlia Cassiano Wayego, a proposta visa mapear e monitorar as espécies para elaboração de um plano de ação para prevenção de atropelamentos e situações de risco à vida desses animais.

 

FOTOS – O trabalho do mapeamento contou com equipamentos de alta tecnologia. Armadilhas fotográficas e de pegadas foram instaladas em pontos estratégicos para o estudo que pretende auxiliar no trabalho de preservação e continuidade das espécies identificadas.

 

“Isso será feito por meio de ações como sinalização específica, materiais informativos, educativos e reflorestamento de áreas de preservação permanente, as chamadas APP”, comentou Ivânia Soldati.

 

De acordo com a administração municipal, a iniciativa é fundamental para o equilíbrio ecológico da região. Animais como Lobo-Guará, Gato do Mato, Onça Parda, capivara, quati, cotia, gambá de orelha branca e paca foram identificados na ação.

 

Ivânia Soldati é a vereadora que defende a causa animal. Há 30 anos atua como voluntária no resgate, cuidados, alimentação e encaminhamento para adoção responsável de animais abandonados.

 

“Esse mapeamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura é fundamental para Catanduva. Agora a equipe está compilando os dados para apresentar um relatório e medidas a serem aplicadas como plano de ação para preservação e mitigação de acidentes envolvendo animais silvestres”, completou Ivânia Soldati.

 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Catanduva, algumas espécies estão vulneráveis, em risco de extinção, como o Tamanduá-bandeira; Lobo-guará; o Gato-mourisco; a Onça-parda; o Gato-do-mato-pequeno e a Jaguatirica.