IVÂNIA SOLDATI PEDE LIMPEZA DE PRAÇAS PARA COMBATER A ESPOROTRICOSE
A doença é uma zoonose, ou seja, ela é transmitida dos animais para os seres humanos
A primeira-secretária da Mesa Diretora da Câmara de Catanduva, vereadora e médica-veterinária Ivânia Soldati, protocolou nesta terça-feira (5) um requerimento solicitando informações sobre as ações de limpeza das praças localizadas na região central do município.
Ivânia questiona o Executivo sobre as medidas da administração para combater a esporotricose, uma doença crônica causada por um fungo, presente no solo e na vegetação atingindo animais, principalmente os gatos.
“Um serviço simples e que mostra eficácia na higienização: a aplicação de água sanitária. No documento questiono se existe agendamento para que as praças da Matriz, 9 de Julho e da República sejam higienizadas visando combater a esporotricose”, falou a vereadora à reportagem do Realidade.
A médica-veterinária lembrou que a doença é uma zoonose, ou seja, ela é transmitida dos animais para os seres humanos.
“A infecção pelo fungo acontece quando esse microrganismo consegue entrar no corpo por meio de uma ferida presente na pele do animal, levando a formação de pequenas feridas ou caroços avermelhados semelhantes à picada de insetos”, orientou Ivânia.
Em caso de vermelhões nos animais, a orientação é que o tutor procure o um veterinário. Nos ambientes onde os pets residem, a limpeza do local com água sanitária é indicada, tomando cuidado para que os animais não tenham contato com o produto.
Comunicação Social - 05/07/2022