IVÂNIA SOLDATI QUESTIONA EXECUTIVO SOBRE AÇÕES PARA COMBATER A ESPOROTRICOSE
Estes e outros questionamentos estão em requerimento aprovado na última sessão da Câmara de Catanduva, realizada dia 31 de maio
A vereadora e médica-veterinária Ivânia Soldati (Republicanos) está preocupada com a esporotricose, doença crônica e esporádica causada por um fungo, presente no solo e na vegetação, que afeta vários animais, em sua maioria gatos.
Por ser uma zoonose, ou seja, doença que pode ser transmitida de animais para humanos, a vereadora quer saber da administração municipal quais as formas de controle e prevenção da esporotricose estão sendo tomadas por parte do Centro de Zoonoses de Catanduva, e, também, quais as medidas higiênico-sanitárias estão sendo tomadas por parte da administração para reduzir os riscos de transmissão do fungo para outros animais e até mesmo aos humanos.
Estes e outros questionamentos estão em requerimento aprovado na última sessão da Câmara de Catanduva, realizada dia 31 de maio. O requerimento da vereadora e protetora dos animais também informa ao Executivo que seu gabinete recebeu várias denúncias de focos da doença em diferentes bairros da cidade.
“Se existem focos da doença, necessitamos saber o que está sendo feito por parte do setor competente da prefeitura”, falou a vereadora.
Ela pediu atenção aos tutores, em especial de gatos, já que o fungo da doença está presente nas plantas, nas cascas de árvores e espinhos, se proliferando ao causar pequenos cortes nos gatos que gostam de passear e brincar em árvores, em jardins, facilitando a transmissão.
Ao perceber pequenos vermelhões nos animais, iguais as mordidas de mosquitos, é indicado levar o animal até o veterinário.
Comunicação Social -02/06/2022