Ações do documento

Luís Pereira se emociona ao falar da utilização da “Pílula do Câncer”

O composto foi desenvolvido pela Universidade de São Paulo – USP São Carlos e aguarda aprovação da Anvisa para distribuição

O vereador Luís Pereira (PSDB) se posicionou favorável ao uso do composto da fosfoetanolamina sintética, mais conhecido como a “Pílula do Câncer”, que trouxe aos pacientes com câncer, até os que se encontram na fase da metástase, esperança de uma sobrevida com mais dignidade. 

A pílula foi desenvolvida pela Universidade de São Paulo – USP São Carlos e aguarda aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, para ser distribuída gratuitamente  aos pacientes com câncer, entretanto a demora para tal aprovação pode acarretar aos pacientes que já a utilizam, uma piora em seu tratamento.  Mesmo com vários depoimentos e comprovações de melhora das pessoas com o uso da pílula, a fabricação e distribuição foram barradas pelos órgãos públicos. 

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin já disponibilizou R$ 2 milhões em investimentos para avaliação da segurança do composto, para que assim o Ministério da Saúde possa autorizar a produção da fosfoetanolamina sintética. 

Emocionado, Luís Pereira chamou a todos para que, juntos, façam uma corrente e exijam rapidez no processo de liberação do composto. 

“Um dia a mais sem o uso da pílula por parte dos pacientes, pode ser considerado um dia a menos de vida, e um sofrimento que pode ser evitado, não pode ser ignorado pelas autoridades nem pela população em geral, visto estarmos todos suscetíveis à doença”, afirma. 

Florence Manoel 

Assessora de Comunicação Social/ Câmara Municipal de Catanduva 

(postado dia 28.03.2016 por Izabela Cremonini 

Coordenadora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva