Maurício Ferreira presta homenagem a Padre Albino
O vereador Maurício Ferreira (PDT) apresentou moção de congratulação ao Bispado de Catanduva e a Fundação Padre Albino pelo reconhecimento feito pelo Papa Francisco às atitudes heroicas de Padre Albino Alves da Cunha e Silva.
Padre Albino nasceu em Portugal, no dia 21/09/1882, na aldeia de Condeçoso, em Celorico de Basto e, com 30 anos, em 1912, refugiou-se no Brasil por perseguição religiosa. Padre Albino fixou-se em Catanduva, permanecendo na cidade até sua morte, em 19/09/1973, com 91 anos de idade.
No dia 20 de fevereiro de 2021, Papa Francisco reconheceu as virtudes heroicas de Padre Albino Alves da Cunha e Silva, tornando-o “Venerável”.
“O título reconhece que Padre Albino viveu em grau heroico as virtudes cristãs da fé, esperança, caridade, prudência, justiça, fortaleza e temperança”, explica o parlamentar.
Com a declaração de venerável, o Papa dará seguimento ao processo de beatificação e, após, a canonização do Padre Albino.
“Padre Albino deixou grandes obras em nossa cidade, sendo a primeira delas a Igreja Matriz, a Santa Casa de Misericórdia, que hoje é o Hospital Padre Albino, também inaugurou o Lar dos Velhos, a Faculdade de Medicina, que fez nascer a Fundação Padre Albino, dentre outras, deixando um grande legado para os catanduvenses”, finaliza Maurício.
Texto: Tamires Estruzani