Ações do documento

MAURICIO GOUVEA EM PROJETO DE LEI INSTITUI A CAMPANHA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO HOMEM NA ANDROPAUSA

Nem todos os homens passam pela andropausa, estatística apontam que 1 entre 4 homens passam pelo fenômeno

MAURICIO GOUVEA EM PROJETO DE LEI INSTITUI A CAMPANHA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO HOMEM NA ANDROPAUSA

Foto: João Paulo Munhoz

O vereador Mauricio Gouvea (PSDB) protocolou projeto de lei que institui a “Campanha de Atenção à Saúde do Homem na Andropausa”, a ser realizada pela sociedade civil organizada, com o objetivo de promover a saúde física e mental nessa fase da vida masculina.

 

A campanha visará conscientizar a população especialmente sobre a importância de anamnese detalhada, destacando sintomatologia, antecedentes pessoais e familiares, história alimentar, atividade física e história sexual, exames complementares considerados obrigatórios, dentre eles: as dosagens do colesterol total e suas frações HDL e LDL, dos triglicerídeos e da glicemia.

 

A conscientização segue ainda sobre exames especiais, tais como: exame de sangue que detecte os níveis de testosterona, dosagem do PSA (marcador tumoral), exame de próstata, ultrassom de abdômen, colonoscopia; dieta alimentar e prática de exercícios físicos regulares e adequados; ocorrência do tratamento de maneira individualizada; avaliação anual de forma individual da relação risco/benefício da terapêutica utilizada.

 

“O presente projeto de lei visa salientar a importância e desmistificar o tabu de que homem não fica doente, e promover a orientação, de forma simples e objetiva, que a saúde física afeta a saúde emocional, bem como, buscar uma qualidade de vida com diagnóstico e tratamento quanto aos distúrbios do envelhecimento”, comenta Gouvea.

 

É importante ressaltar o fato de que nem todos os homens passam pela andropausa, estatística apontam que 1 entre 4 homens passam pelo fenômeno, e que também, após os 40 anos de idade ocorre uma redução progressiva na produção da testosterona, sendo que depois dos 60 anos, o quadro clínico pode ficar mais evidente; ou seja, diferentemente da menopausa que afeta todas as mulheres. Portanto quando os sintomas são percebidos, o ideal é realizar um exame que mede o nível de testosterona, para que dessa forma as devidas medidas de tratamento sejam realizadas.

 

 

Comunicação Social - 19/08/2022