MAURICIO GOUVEA PROPÕE EM PL CAMPANHAS PARA ATIVIDADES FÍSICAS E EFETIVIDADES DAS ACADEMIAS AO AR LIVRE – “PROGRAMA VIDA SAUDÁVEL”
“Trata-se de projeto de lei com o intuito da melhoria das condições físicas, da qualidade de vida e a saúde das pessoas”
O vereador Mauricio Gouvea (PSDB) protocolou Projeto de Lei que Institui no município de Catanduva, campanhas para Atividades Físicas e Efetividades das Academias ao Ar Livre – “Programa Vida Saudável”.
Os equipamentos das Academias ao Ar Livre não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. É um sistema que se adapta ao usuário utilizando o peso do próprio corpo, criando resistência e gerando benefícios personalizados, independente de idade, peso e sexo. São indicados para maiores de 12 anos e principalmente para pessoas da terceira idade que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos.
O Programa Vida Saudável – Atividades Físicas e Efetividades das Academias ao Ar Livre tem por objetivos incentivar as pessoas à pratica de atividades esportivas aliadas aos conhecimentos sobre benefícios trazidos à saúde, aos limites do corpo e as potencialidades físicas e propiciar discussão sobre as práticas esportivas diárias e conhecimentos sobre seus efeitos no combate ao sedentarismo e ao aparecimento de doenças.
O programa terá as seguintes etapas: Conjugação de esforços para a criação da rede de profissionais das áreas de educação física e da saúde envolvendo os entes públicos e privados, por meio de parcerias, a implementação de ações conjuntas entre o poder público e instituições privadas que garantam a educação física para as pessoas que frequentam Academias ao Ar Livre; Estudos técnicos para a implantação de banco de dados informatizados para comportar informações de acompanhamento dos resultados de saúde das pessoas que frequentam as Academias ao Ar Livre; Compromisso ou Termos de Cooperação entre instituições públicas e privadas tendo por objeto o acompanhamento por acadêmicos dos cursos de Educação Física e de Medicina, das atividades físicas praticadas por pessoas nas Academias ao Ar Livre.
“Trata-se de projeto de lei com o intuito da melhoria das condições físicas, da qualidade de vida e a saúde das pessoas”, explica Gouvea.
Também tem o objetivo de conciliar informações e conhecimentos sobre benefícios trazidos pela atividade física à saúde, quais os limites e as potencialidades físicas de cada pessoa, trazendo informações sobre o combate ao sedentarismo e as doenças, por meio da prática correta de atividades esportivas. Notadamente é preciso a composição de grupo técnico para traças metas e sistematizar a forma de abordagem, de ensino e registrar os resultados.
O projeto foi protocolado e seguirá os ritos da Casa de Leis.
Comunicação Social - 02/08/2022