MAURÍCIO RIVA PROPÕE EM PL TOMBAMENTO DA CAPELA DO HOSPITAL PADRE ALBINO
A Capela possui valor histórico e cultural para o Município de Catanduva
Tombamento é um instrumento legal de proteção, que visa a preservação de um determinado bem ou conjunto de bens culturais. Essa é uma das maneiras de preservar o patrimônio cultural.
Visando preservar o valor histórico e cultural, o vereador Maurício Riva (PDT), apresentou o projeto de lei de nº 38/22, propondo o tombamento da capela do Hospital Padre Albino e declarando ser de valor histórico, cultural, arquitetônico, estético, pedagógico e turístico para o Município de Catanduva. O projeto foi aprovado por unanimidade em primeira discussão na sessão da última terça-feira, dia 03 de maio.
No PL, o vereador determina que toda e qualquer obra e serviço a serem efetuadas na Capela e no limite entre as suas divisas, que possa implicar na restauração, reparação, alteração ou pintura, somente poderá ser feita mediante aprovação conjunta do COMDEPHACT, órgão de assessoramento da Coordenadoria Municipal de Cultura, que deverão acompanhar a execução da obra.
“O Papa Francisco, através de um Decreto, reconheceu as virtudes heroicas do Padre Albino, passando a ser chamado de Venerável. Ele nasceu em Portugal, mas fixou-se em Catanduva e permaneceu aqui até sua morte, com 91 anos de idade. Padre Albino realizou grandes obras em nossa cidade, dentre elas a Capela do hospital”, comenta Maurício.
“Por volta de 1940, Padre Albino sentiu a necessidade de ter uma capela anexa ao hospital, porque os pobres e doentes quando internados, não ficavam próximos da Igreja, visto que na época, só havia uma na cidade. Essa impossibilidade de ir ao encontro de Deus, levou Padre Albino a construir a Capela, que tem o nome de Capela Imaculada Conceição, hoje conhecida como Capela do Hospital Padre Albino”, completa o vereador.
A construção da capela terminou no ano de 1952, visto que toda a construção foi fruto de doações. A inauguração contou com a participação do bispo diocesano, Dom Lafayette e foi lá que Padre Albino celebrou sua última missa.
O projeto já aprovado em primeira discussão, volta a ser votado em segunda discussão na próxima sessão, que acontece dia 10 de maio, podendo ser aprovado por definitivo e encaminhado para ser sancionado pelo Executivo.
Comunicação Social - 05/05/2022