Ações do documento

Novembro Azul: Enfermeiro Ari faz alerta sobre a importância do exame preventivo ao câncer de próstata

O exame deve ser realizado principalmente por homens com mais de 40 anos de idade

Sai o Outubro Rosa e entra o Novembro Azul, o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, e na manhã de sexta-feira, 01 de novembro, o vereador Enfermeiro Ari, divulgou em suas redes sociais um vídeo, falando sobre importância de se fazer o exame preventivo e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, só no último ano surgiu 68.220 (sessenta e oito mil, duzentos e vinte) novos casos. A doença é mais comum em homens que passaram dos 50 anos, mas pode acometer homens mais jovens.

De acordo com Enfermeiro Ari, a detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento.

“Me dirijo a você homem com 40 (quarenta) anos ou mais, peço para que você vá até a Unidade Básica de Saúde mais próxima e realize os exames preventivos ao Câncer de Próstata. A detecção precoce possibilita uma melhor chance de tratamento, e vale ressaltar que quanto antes, maiores são as chances de cura. O diagnóstico pode ser feito através da combinação de dois exames: Dosagem de PSA – exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico e o Toque retal, que se constatado alguma anomalia é realizada uma biópsia. Cuidar da saúde ainda é o melhor remédio”.
Beatriz Albuquerque
Assessora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva
postado 05/11/2019 por Izabela Cremonini
Coordenadora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva