Ações do documento

Pandemia da Covid-19 é tema discutido por vereadores junto a técnicos

Alguns vereadores se reuniram nesta segunda-feira (24/05) pela manhã com técnicos do Comitê de Enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional e Nacional decorrente do novo Coronavírus (Covid-19) e pessoas diretamente ligadas ao combate à pandemia.

Pandemia da Covid-19 é tema discutido por vereadores junto a técnicos

Foto: Tamires Estruzani

Participaram do debate os vereadores (as) Taise Braz (PT), Carlos Alexandre Gordo (PSDB), Nelson Tozo (PDT), Cesar Patrick (Republicanos) e Alan Figueiredo Marçal (PP) junto a Secretária de Saúde do Município, Cláudia Monteiro, o médico infectologista Dr. Ricardo Santaella Rosa, o médico infectologista Dr. Arlindo Schiesari Júnior, a Diretora do Departamento da Vigilância em Saúde, Natália Lourenço Costa, o Gestor da UPA, Giovani Silva, a Enfermeira da Vigilância em Saúde, Daniela Aguiar Belluci, a Enfermeira Diretora do Departamento Técnico de Saúde, Camila de Santi Silva, o Presidente da Sinthorcat, Hilário Lopes da Silva Neto, o Comandante da GCM, Cláudio Manoel da Costa Franco Pereira, além de assessores parlamentares. O Prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) não compareceu e não justificou sua ausência.

O médico infectologista Dr. Ricardo Santaella Rosa destaca ser “necessária a vacinação urgente da população aliada ao distanciamento social”. Está, na visão do médico, é a única maneira de contornar a crise nos hospitais da cidade, que estão com mais de 100%. “A transmissão é fora de casa, não dentro. Isso está provado”, destacou o médico.

“Podem instalar 100 leitos. No final de semana estarão lotados. Está havendo a banalização das mortes”, pontuou a Secretária de Saúde, Cláudio Monteiro.

O médico infectologista Dr. Arlindo Schiesari Júnior disse que “é necessário cortar a transmissibilidade e trabalhar preventivamente, sendo indicado o distanciamento”. O gestor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Giovani Silva, pontuou que “as ações devem ser mais efetivas e com um pulso mais firme. No momento em que a reunião está acontecendo, passamos de 7 para 9 pacientes graves na UPA”, explicou.

Como encaminhamento, será realizada uma nova reunião para deliberar novas ações.

Texto: Comunicação Social