Ações do documento

Para evitar mortes de peixes, Cidimar Porto oficia autoridades ambientais

Revoltado, o vereador alerta para abandono do lago do Parque Mandaçaí

Inconformado com o abandono do lago do Parque Mandaçaí pela prefeitura, o vereador Cidimar Porto (PMDB) oficiou a Polícia Militar Ambiental de Catanduva e também a Patrulha Ambiental Municipal pedindo providências para não acontecer nova mortandade de peixes na lagoa, como ocorreu em janeiro de 2014.  

De acordo com a técnica da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Maria Cecília da Costa Martins, a lagoa não foi feita para criação de animais. “A superpopulação poderia ter causado a falta de oxigenação da água, uma vez que a lagoa não é interligada a nenhum afluente”, explicou. 

Outro problema levantado por ela, na época, é a questão da temperatura da água. “A lagoa é artificial e foi montada com uma lona impermeável. Com o sol quente, a lona esquenta, aumentando a temperatura da água e os peixes não suportam”. 

Além disso, há escassez de alimentos no local. Voluntários têm alimentado os peixes, jogando pães diariamente na lagoa. 

“Hoje, na situação que se encontra a lagoa, todos os fatores contribuem para uma nova tragédia, pois, além de existir um grande volume de peixes, no período de estiagem ela fica praticamente seca”, afirmou Cidimar Porto. 

Existe um sistema de bombeamento que pega a água do córrego Barro Preto e a encaminha para o lago, mas o sistema foi abandonado pela atual administração. 

“A inoperância da Prefeitura em relação a esse parque é algo assustador, o que deveria ser motivo de orgulho, hoje é motivo de tristeza e revolta”, desabafa o vereador. 

Ele ressalta que o lago não foi feito para criação de peixes e sim para melhorar a umidade do ar e também como ornamentação. “Mas se existe muitos peixes lá hoje, algo tem que ser feito para que não morram e quem tem que fazer é a prefeitura”. 

Florence Manoel

Assessora de Comunicação Social/ Câmara Municipal de Catanduva 

(postado dia 02.12.2015 por Izabela Cremonini 

Coordenadora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva)