Paraná pede tombamento do Viaduto Santo Alfredo
A medida tem por objetivo tornar o viaduto um patrimônio histórico de Catanduva
Na última segunda-feira, 6 de agosto, o vice presidente Wilson Paraná protocolou o Projeto de Lei n° 50/2018, que declara de valor histórico e cultural para o município de Catanduva o Viaduto Santo Alfredo, que fica localizado na Rua Sete de Setembro, que passa sob os trilhos ferroviários entre a Rua Rio de Janeiro e a Rua São Paulo.
De acordo com o texto, o parlamentar, determina o tombamento do viaduto alegando seu valor histórico, cultural, arquitetônico, estético, pedagógico e turístico, para que assim fique vedada a sua descaracterização, destruição, demolição e qualquer tipo de obra que venha a modificar a atual estrutura, tornando-o um patrimônio histórico de Catanduva.
“Esse tombamento é muito importante para a nossa cidade, pois o pontilhão dá acesso aos bairros Higienópolis, Lunardelli e adjacentes, além da saída da cidade. Estou embasado juridicamente que esse tombamento é de atribuição da Câmara Municipal e agora temos tempo para estudar melhor essa situação”, esclareceu Paraná.
O vice presidente ainda ressalta que com a aprovação do projeto, fica impossibilitada a derrubada do viaduto, já que sua demolição é pretendida pela empresa RUMO, visto que os altos vagões de trem raspam na parte baixa da estrutura do viaduto.
O projeto foi aprovado pela maioria dos votos em discussão na última sessão ordinária realizada no dia 14 de agosto.
Beatriz Albuquerque
Assessora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva
Postado por dia 16/08/2018 por Izabela Cremonini
Coordenadora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva