Ações do documento

PL que obriga a presença de Psicólogos nas Escolas Públicas foi aprovado

A propositura é de autoria do vereador Onofre Baraldi (PTB)

Na última terça-feira, 11 de dezembro, foi aprovado por unanimidade, durante a 81ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 73/2018.

De autoria do vereador Onofre Baraldi (PTB),a propositura torna obrigatória a presença de psicólogos nas  escolas públicas de ensino infantil e fundamental de Catanduva.

Segundo o projeto, o psicólogo escolar terá a função de atuar junto aos alunos, professores, direção, equipe técnica e famílias com objetivo do desenvolvimento dos estudantes, das relações professor-aluno e aumento da qualidade e eficiência do processo educacional.

“O ato de educar, voltado para o pleno desenvolvimento do educando, envolve inúmeras dimensões ligadas ao campo da psicologia. A complexidade do ser humano reflete-se integralmente nos êxitos e fracassos observados no processo da educação escolar. A presença da assistência psicológica, portanto, é indispensável para promover a melhor compreensão desse processo e facilitar as condições para seu desenvolvimento, bem como para dar suporte para o enfrentamento das inevitáveis dificuldades que se apresentam nesta caminhada, tanto as oriundas do próprio espaço escolar, como aquelas originárias do ambiente familiar e do contexto de vida”,explica Baraldi. 

O parlamentar considera, ainda, que a atuação do psicólogo deve considerar não apenas os aspectos individuais dos alunos, mas também os aspectos do corpo docente, auxiliando no dia a dia escolar.   

O PL agora será encaminhado para o Chefe do Executivo sancionar. 

Beatriz Albuquerque

Assessora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva

postado 12/12/2018 por Izabela Cremonini

Coordenadora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva