Ações do documento

Sancionada lei de Cesar Patrick que cria a Campanha “Junho Vermelho”

Proposta de autoria do parlamentar tem o objetivo de estimular as doações de sangue

O mês de junho agora passa a ser dedicado às campanhas e ações para a conscientização e captação de novos doadores de sangue no município de Catanduva. 

Isto graças à Lei 6.405/2023, que cria a Campanha "Junho Vermelho", de autoria do segundo-secretário da Câmara Municipal, vereador Cesar Patrick. A proposta, que havia sido aprovada por unanimidade pelo Legislativo, foi sancionada na última terça-feira (13), pelo prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa. 

De acordo com o vereador, esse mês foi escolhido para a realização da campanha porque o número de doações cai drasticamente na época do inverno. Por conta do frio, pessoas acabam ficando resfriadas e isso impossibilita a doação.

Na manhã da última quarta-feira (14 ), em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, foi realizada uma ação no Hemonúcleo de Catanduva para atrair e captar novos doadores. O evento contou com a presença e o apoio do vereador. 

A enfermeira Natália Colombo, que participou da atividade, agradeceu o vereador e afirmou que está satisfeita e feliz com a nova lei. Ela acredita que a iniciativa ajudará a estimular a captação de novos doadores. Na visão de Cesar Patrick, a nova lei veio para agregar e conscientizar. 

“Eu sou doador. Doar não dói nada, é um ato de solidariedade e cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. E para fazer a doação é necessário:  documento oficial de identidade com foto; estar bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50 Kg, não estar em jejum (evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Os interessados poderão entrar em contato com o hemonúcleo de nossa cidade e tirar suas dúvidas pelo telefone (17) 3522-7722”, explica o parlamentar.