TAISE BRAZ COBRA MEDIDAS DA PREFEITURA VISANDO O COMBATE A PROLIFERAÇÃO DE ESCORPIÕES
Vários casos foram observados pela cidade deixando a população em alerta
Segundo o “Manual de Controle de Escorpiões”, que consta na Cartilha do Ministério da Saúde, “é necessário controlar as populações de escorpiões pelo risco que representam a saúde humana, já que a erradicação dessas espécies não é possível e nem viável. No entanto, o controle pode diminuir o número de acidentes e, consequentemente, a morbi-ortlidade”.
Tendo em vista que vários casos foram observados pelo município de Catanduva, a Vereadora Taise Braz (PT) questiona o prefeito Padre Osvaldo (PSDB), junto a Secretária de Vigilância Sanitária e Zoonoses, sobre quais medidas já foram tomadas ou estão sendo tomadas visando evitar a infestação e proliferação de escorpiões na cidade.
Ainda no Manual de Controle de Escorpiões, “fica a cargo dos estados e municípios promover a organização de um programa de controle dos animais peçonhentos de importância em saúde, definindo as atribuições e responsabilidades dos setores que compreendem a vigilância em saúde, juntamente com o serviço de controle de zoonoses, núcleos de entomologia e outros centros de referência em animais peçonhentos. A sensibilização de autoridades e gestores de saúde para a implementação de parcerias entre órgãos ligados à limpeza urbana, ao saneamento, às obras públicas e à educação, é imprescindível para a implementação das medidas de controle. Aliado a isso, ações continuadas de educação ambiental e em saúde garantem a perenidade das mudanças geradas a partir das medidas de controle, de maneira que estas sejam incorporadas no dia-a-dia da população”.
“Inúmeros casos foram observados e a preocupação com os riscos são enormes, precisamos tomar providências para melhor proteger nossa população”, explica Taise.
O requerimento, em caráter de urgência, foi aprovado em sessão e encaminhado ao Executivo para as providências.
Comunicação Social - 24/05/2022