TAISE BRAZ FAZ HOMENAGEM A ESCRITORA TAMIRIS VOLCEAN PELA PUBLICAÇÃO DO LIVRO MULHERES ASSENTADAS: MÃES DE TODAS AS LUTAS
O livro “Mulheres Assentadas: mães de todas as lutas” foi lançado em Paraty/RJ, em um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul
A vereadora Taise Braz (PT) apresentou na última sessão, dia 29 de novembro, Moção de Apalusos a escritora Catanduvense Tamiris Tinti Volcean pela publicação de seu terceiro livro, “Mulheres Assentadas: mães de todas as lutas”.
Tamiris Volcean é graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras (UNAR). É mestra em Comunicação Midiática do PPGCOM/FAAC da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Morou durante um intercâmbio do Mestrado em Paris, cursando disciplinas das áreas de Linguagem e Comunicação na Université Paris-Sorbonne. Atualmente, é Doutoranda em Literatura Brasileira pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH da Universidade de São Paulo (USP).
Publicou seu primeiro livro em 2016, aos 24 anos, intitulado “As pessoas que matamos ao longo da vida” (EDITORA REFORMATÓRIO). Também é autora do livro, Solidões compartilhadas (LYRA das Artes), este publicado em 2020. Além dessas publicações participou de antologias organizadas pela Academia de Letras de Bauru, com três crônicas de sua autoria.
Em seu livro “Mulheres Assentadas: mães de todas as lutas”, que foi lançado em Paraty/RJ, em um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul, a FliP (Festa Literária Internacional de Paraty), Tamiris Volcean compartilha relatos reais e comoventes da vida das mulheres assentadas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, enquanto reconstituem trajetórias individuais de sofrimento e resistência das mulheres assentadas. As falas ainda perfilam momentos históricos das lutas agrárias no Brasil, como o da repressão no campo durante a ditadura civil-militar (1964-1985).
“Orgulho de Catanduva, Tamiris também se dedica ao trabalho social. Nas horas vagas, dedica-se ao trabalho voluntário de incentivo à leitura em comunidades carentes, com o projeto da qual foi fundadora, o Brincar de Ler, que recolhe doações de livros e realiza atividades lúdico-pedagógicas, como rodas de leitura e contação de histórias. Por isso e muito mais, Tamiris merece está homenagem, por todo seu trabalho e dedicação”, pontua Taise.
Comunicação Social - 02/12/2022