Todos contra a dengue; faça sua parte
A doença só pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti
Suas principais características são febre elevada, dores de cabeça e musculares e desidratação.
Contudo, existe o risco de se contrair dengue hemorrágica, que pode ser mortal. Ela se manifesta pelo aumento do volume do fígado, variações de humor e hemorragias pelo corpo – especialmente na gengiva, intestino e cérebro.
Não existe vacina contra a dengue e o mosquito é o único vetor da enfermidade.
Ele se desenvolve em água limpa e parada, por isso é de extrema importância combater os recipientes que acumulem água, como vasos de flores, pneus e garrafas. Também é preciso cuidado com ralos de banheiros não utilizados.
O Aedes aegypti também transmite a Febre Chikungunya, uma doença nova no Brasil, que se diferencia da dengue por fortes dores nas articulações, vermelhidão no corpo, dor, inchaço e calor.
As duas doenças podem se manifestar em um mesmo paciente e são diagnosticadas com exames de laboratório.
Os sinais da fase aguda da Febre Chikungunya são febre elevada de início abrupto, poliartralgia, cefaleia, fadiga e dor nas costas. Outros indícios na fase aguda da chikungunya são calafrios, conjuntivite, faringite, náusea, diarreia, neurite, dor abdominal e vômito.
Ações
Confira o que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Catanduva, no combate à dengue:
Bloqueio e busca ativa: fiscalização nas residências para eliminar focos com larvas, água parada e criadouros.
Pulverização casa a casa: inseticida que mata o mosquito da dengue, desenvolvida com máquinas costais nas residências.
Unidade de Tratamento da Dengue: continua atendendo a população, mas devido a queda no número de atendimentos, a unidade de local passou a atender das 7 às 17 horas. Com consulta médica, medicação, hidratação e coleta de sangue para a realização de hemograma.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA): foi desenvolvido um laboratório de análises clínicas, que passou a funcionar dentro da unidade 24 horas por dia.
Vistorias em pontos estratégicos: locais que propiciam maior proliferação de mosquitos, como borracharias, ferros velhos, desmanches, entre outros.
Vistorias ‘imóveis especiais’: locais de grande circulação de pessoas, como escolas, firmas, hospitais e outros onde há intensa circulação de pessoas.
Florence Manoel
Assessora de Comunicação Social/ Câmara Municipal de Catanduva
(postado dia 16.02.2015 por Izabela Cremonini
Coordenadora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva)