Vereadora, Guarda Municipal e Zoonoses resgatam dois cães no Monte Líbano
A vereadora Ivânia Soldati, a Guarda Civil Municipal e o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Catanduva resgataram nesta quarta (18) e quinta-feira (19) dois cachorros machos vítimas de maus tratos e abandono.
O gabinete da vereadora, que atua na proteção e defesa de animais, recebeu uma denúncia anônima sobre um cão de porte médio que estava debilitado, machucado e abandonado na rua Noruega, no Jardim Monte Líbano.
Na noite desta quarta, a vereadora Ivânia e o chefe de seção de zoonoses Kênio Sulilani da Costa retiraram da rua o primeiro cachorro, que estava em frente a uma residência. Dentro da casa havia outro cachorro (filhote).
Após apuração, foi constatado pelas autoridades que o primeiro cachorro foi abandonado pelos moradores da casa, que optaram ficar somente com o filhote. Como a residência já é conhecida pelo setor de zoonoses por abandono e maus tratos de animais, o filhote também foi recolhido para atendimento veterinário.
“O cão abandonado estava em um estado deplorável, já o filhote corre o risco de não ser alimentado e receber maus tratos, já que várias ocorrências foram registradas neste imóvel”, disse a vereadora Ivânia.
“No mês passado, nesta mesma casa, já resgatamos uma mãe com 4 filhotes, todos doentes, além de um cachorro macho, também doente. Eles eram mantidos amarrados e através de uma denúncia pudemos resgatá-los”, completou a parlamentar.
De acordo com as autoridades, o proprietário do imóvel foi levado pela Guarda Municipal até o Plantão Policial.
Ivânia Soldati está em sua primeira legislatura na Câmara de Catanduva e sua principal bandeira é a defesa e proteção dos animais. Ela é autora da Lei Municipal 6.125/2021, que dispõe a apreensão de animais de médio e grande porte no município de Catanduva.
A Lei proíbe a permanência nas vias, logradouros públicos ou locais de livre acesso ou público, áreas verdes, áreas de preservação permanente e propriedades particulares sem cercamento, de animais de médio e grande porte, soltos, libertos, abandonados, amarrados, presos, pastoreados, vigiados, em estado de aparente de maus-tratos, ou que causem perigo à população.