VEREADORES COBRAM AÇÕES EFETIVAS NO COMBATE À COVID-19 E SINDROME GRIPAL
Catanduva já teve 634 óbitos causados pela doença e os pacientes são tratados no Hospitais Emílio Carlos, São Domingos e UPA
A Comissão de Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social da Câmara, presidida pela Vereadora Taise Braz (PT) realizou uma reunião, na tarde desta segunda-feira (10/01), onde foram solicitadas medidas mais efetivas no combate à Covid-19 e as síndromes gripais, por parte da Secretaria de Saúde do Município e ações do próprio Executivo.
A reunião que teve início às 15h15, na Câmara Municipal, contou com a presença de 11 vereadores, a secretária de Saúde, Cláudia Monteiro, chefe de Gabinete do Executivo, Fernando Martins de Sá e demais técnicos da Saúde.
A secretária Cláudia Monteiro foi enfática: “Minha preocupação é a Covid-19, com as crianças e os não vacinados! ”. A profissional salienta que “não é um momento de gravidade ainda, e que os atendimentos estão sendo controlados”. Isso devido ao alto índice de vacinação na cidade, observa Cláudia.
Alguns parlamentares, entretanto, acreditam na necessidade de reativar o Centro de Saúde Dr. José Perri (Postão da Rua Pará), o Centro de Atendimento à Covid-19, que funcionou na Rua Rio de Janeiro, mais médicos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de mais testagens nos postos de saúde da cidade.
As crianças, com idade entre 5 e 11 anos, devem começar a ser neste mês, diante ao fato do início das aulas públicas retornarem em breve.
Também os parlamentares sugerem que o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) faça um decreto municipal, no qual “não vacinados”, principalmente professores, não exerçam a profissão até que sejam imunizados contra a Covid-19. Já há um decreto estadual neste sentido.
Os vereadores Maurício Gouvea (PSDB) e Marquinhos Ferreira (PT) destacaram que há pacientes esperando por mais de 8 horas para serem atendidos na UPA e que em vários casos, acabam saindo sem avaliação médica.
Cláudia Monteiro informou ainda que o estoque de vacina contra a gripe Influenza está esgotado.