Ações do documento

Vereadores recebem representantes da “comunidade dos surdos”

O motivo da visita foi para reivindicar profissionais de tradução/intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as sessões legislativas

Vereadores recebem representantes da “comunidade dos surdos” 02Na tarde da última quinta-feira, 17 de janeiro, o Presidente da Câmara Municipal de Catanduva, Dr. Luis Pereira juntamente com o primeiro secretário Onofre Baraldi, receberam uma visita de cortesia dos representantes da comunidade dos surdos, Matheus, Cléber e Marcelo e também das tradutoras/intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Marlene e Daniela. 

Para quem ainda não sabe, em setembro de 2018 a Câmara Municipal de Catanduva aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 57/2018, de autoria do vereador Ditinho Muleta, que deu origem a lei municipal nº 5965/2018 que dispõe sobre a obrigação da presença de tradutor e intérprete da língua brasileira de sinais - libras - em todos os eventos públicos realizados pelos órgãos municipais da cidade de Catanduva. Em virtude disso, na oportunidade o vereador Dr. Luis Pereira, sugeriu que as transmissões via internet das sessões tivessem uma versão com a janela do profissional de Libras, efetivando a inclusão das pessoas que têm nessa linguagem a sua principal forma de comunicação.

Diante o exposto, o motivo da visita foi para reivindicar  profissionais de tradução/intérprete de  Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as sessões legislativas e expor sobre as dificuldades enfrentadas pela comunidade surda.

Satisfeito em receber e conhecer mais profundamente sobre as necessidades da comunidade, o Chefe do Legislativo, Dr. Luis Pereira, se propôs a estudar uma melhor forma para viabilizar o quanto antes a presença das tradutoras e intérpretes de libras. 

“Eu e meu companheiro Onofre, ficamos muito felizes em receber a visita desta comunidade tão importante, nos colocamos a par das dificuldades enfrentadas pelos surdos e nos comprometemos a ajudar, viabilizando o mais rápido possível a colocação de tradutoras e intérpretes de libras durante as sessões”. 

Beatriz Albuquerque

Assessora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva

postado 18/01/2019 por Izabela Cremonini

Coordenadora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva