Ações do documento

Vila Dignidade: Paraná cobra Vinholi sobre andamento do programa

Trata-se de um convênio que visa garantir moradia e assistência social para a população idosa de baixa renda

O vereador Wilson Paraná (PT) cobrou do prefeito Geraldo Vinholi (PSDB) a implantação do programa estadual Vila Dignidade, na sessão legislativa do dia 27 de outubro. Ele também requer informações do Executivo em relação ao convênio e quanto à demora para sua celebração em Catanduva.

Atento à importância do programa, o vereador acompanhou a inauguração do Vila Dignidade em São José do Rio Preto, onde foram entregues 14 casas na manhã do dia 28/10. 

“Na minha opinião a obra é de grande valia ao município, uma vez que dá atenção especial aos idosos de baixa renda. E em vista do tamanho de São José do Rio Preto, Catanduva sairá na frente com a construção de 24 residências. Por isso é preciso que coloquem essa obra para andar”, ressalta.

Na oportunidade, o vereador ainda protocolou juntamente com Secretário Estadual de Habitação Rodrigo Garcia (DEM) um ofício, requerendo que este faça gestão para que o programa de moradias chegue em Catanduva. 

No município, a previsão é que a construção da Vila Dignidade seja realizada no Conjunto Giuseppe Spina, conhecido popularmente como Pachá II. 

Vila Dignidade

O Vila Dignidade é um programa habitacional que tem como objetivo garantir moradia e assistência social para a população idosa de baixa renda. 

O Programa estabelece a construção de núcleos habitacionais projetados especialmente para as pessoas idosas, com centros de convivência social e área de lazer, atividades socioculturais e assistência social. 

Todas as moradias possuem itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros. 

O Programa se insere no Plano Estadual para a Pessoa Idosa do Governo do Estado de São Paulo – Futuridade e é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, a Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, a Secretaria Estadual da Cultura, o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), além de Prefeituras dos municípios paulistas. 

Florence Manoel 

Assessora de Comunicação Social/ Câmara Municipal de Catanduva 

(postado dia 20.11.2015 por Izabela Cremonini 

Coordenadora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva)